O enfoque da teoria burocrático proposto por Webber, é um enfoque o qual preza pelo conhecimento científico. Ela buscar coordenar e organizar grandes grupos com finalidades específicas e certas.
Alguns de seus princípios os quais podemos observar que são de grande valia para um laboratório de biotecnologia são os princípios da padronização e formalização e da divisão do trabalho.
A padronização e formalização trata da criação de sistemas de regras e procedimentos escritos os quais todos devem adotar e repetir, isso é um procedimento comum em laboratórios, onde tanto para uso de equipamentos como formulações de soluções de rotina estão descrito os procedimentos operacionais padrões, que nada mais são do que documentos os quais dizem a forma correta de como manusear e trabalhar com os equipamentos ou a forma eficaz de fazer uma solução. Caso esses documentos não existam, á muito fácil uma pessoa cometer um erro o qual poderá acarretar graves consequências para o colaborador ou a integridade física do laboratório.
A divisão do trabalho por outro lado, define os cargos e papéis de cada pessoa e como ela vai atuar, o que deve fazer ou o que não deve fazer. É de suma importância que cada colaborador saiba exatamente o que tem de fazer e como deve fazer, que meios utilizará e qual o objetivo de seu trabalho. Saber disso pode motivar o colaborador, bem como o ajuda a criar o senso de "identidade laboral", fazendo com que o mesmo sinta-se mais pertencente ao seu local de trabalho, bem como facilitando o exercício de sua função e ajudando-o a planejar suas metas e possíveis formas de promoção dentro da empresa.
Parabéns! Muito boa a sua análise!
ResponderExcluir