quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Atividade 5 - Missão e Visão.

Após mais uma semana de estudos sobre as teorias de Administração, agora buscamos o melhor entendimento sobre missão e visão de uma empresa.

A primeira empresa encontrada é a Monsanto, uma empresa que atua no ramo de implementos agrícolas e estudos com sementes transgênicas. Sua visão é:

"Sermos reconhecidos como a empresa que mais contribui para o sucesso do agricultor brasileiro nos segmentos em que atuamos, como parceiro preferencial em soluções integradas de tecnologias, produtos e serviços; e como promotor do desenvolvimento da agricultura brasileira."

Sua missão é:

"Produzir mais, conservar mais e melhorar vidas."

Podemos ver que a visão é o que define a empresa durante toda a sua "vida". É o objetivo geral que norteia todas as ações tomadas pela empresa. 
Já a missão é o método adotado para atingir esse objetivo. Vimos no exemplo que a missão possui um caráter mais claro objetivo e aparentemente menos abrangente do que a visão, cujo objetivo é mais amplo.

A segunda empresa escolhida foi a Eurofarma, uma empresa do ramo farmacêutico. 

Sua missão é:

"Promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo e operação rentável, que assegure o crescimento sustentável da empresa e o compartilhamento do valor gerado com colaboradores e sociedade."

Sua visão é:

"Consolidar as operações da América Latina e expandir para os principais mercados globais, buscando o reconhecimento de médicos e comunidades, alavancados pelo lançamento de novos produtos e com rentabilidade que permita o crescimento sustentável da companhia."

Aqui a missão e a visão estão muito bem definidas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Atividade 4 - princípios básicos da teoria da burocracia e sua aplicação em laboratórios.

O enfoque da teoria burocrático proposto por Webber, é um enfoque o qual preza pelo conhecimento científico. Ela buscar coordenar e organizar grandes grupos com finalidades específicas e certas.
 Alguns de seus princípios os quais podemos observar que são de grande valia para um laboratório de biotecnologia são os princípios da padronização e formalização e da  divisão do trabalho.

A padronização e formalização trata da criação de sistemas de regras e procedimentos escritos os quais todos devem adotar e repetir, isso é um procedimento comum em laboratórios, onde tanto para uso de equipamentos como formulações de soluções de rotina estão descrito os procedimentos operacionais padrões, que nada mais são do que documentos os quais dizem a forma correta de como manusear e trabalhar com os equipamentos ou a forma eficaz de fazer uma solução. Caso esses documentos não existam, á muito fácil uma pessoa cometer um erro o qual poderá acarretar graves consequências para o colaborador ou a integridade física do laboratório.

A divisão do trabalho por outro lado, define os cargos e papéis de cada pessoa e como ela vai atuar, o que deve fazer ou o que não deve fazer. É de suma importância que cada colaborador saiba exatamente o que tem de fazer e como deve fazer, que meios utilizará e qual o objetivo de seu trabalho. Saber disso pode motivar o colaborador, bem como o ajuda a criar o senso de "identidade laboral", fazendo com que o mesmo sinta-se mais pertencente ao seu local de trabalho, bem como facilitando o exercício de sua função e ajudando-o a planejar suas metas e possíveis formas de promoção dentro da empresa.  

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Atividade 3 - O que Mudou nas Fábricas Desde o Século Passado.


A partir do documentário: "1924 Na Linha de Montagem Fordismo, Produção em Massa e Sociedade de consumo". Disponível em: YouTube https://www.youtube.com/watch?v=2mLCYiTX5lU.
Foi feita uma análise das mudanças nas condições das fábricas desde a implementação do famoso sistema fordista pela imposição do "american drean" e do "american way of life"

Este documentário mostra como se deu o surgimento das linhas de montagem e por conseguinte o aprimoramento das fábricas, relações de consumo, relações patronais e obtenção de bens. 

Com base no que foi visto e comparando com as condições de vida atual atuais, podemos inferir que houve uma influência enorme nas forma de como o ambiente, pessoas e bens foram determinantes sobre os processos de ascensão, aprimoramento e "queda" desses sistemas de gestão.

Na época de Ford, quando este conseguiu "quebrar" o monopólio de patentes sua meta passou a ser aprimorar o processo de produção para baratear os custos, gerando assim um produto mais acessível, de qualidade e de baixo custo. Ao implementar sua linha de produção, onde cada trabalhador faz um serviço simples, repetitivo e o serviço chega até ele. Ford consegue seu intento, aumentando a produção, as vendas e o salário dos trabalhadores, bem como barateando o preço do produto final do automóvel ao consumidor, tornando um bem que era considerado de luxo um bem comum e acessível á todos.

Essa foi a primeira grande mudança que Ford trouxe. Seu sistema influenciou as fábricas de diversos setores e países, sendo adotados até mesmo nos países comunistas.

Conforme a concorrência foi aumentando esse sistema passou a se apresentar opressor, onde metas esdrúxulas eram impostas aos trabalhadores em um tempo humanamente impossível de se cumprir. Esses abusos, levaram á organização sindical por parte dos trabalhadores, onde estes finalmente entenderam que tinham um papel de suma importância no processo de fabricação. O homem finalmente entendeu que não é operado pela máquina e sim que ele opera a máquina.

A partir do Fordismo, vários modelos de gestão e administração foram impostos. Todos esses modelos estão sendo aplicados hoje. Porém de seus modelos ainda persistem a linha de montagem e as metas. Vimos hoje em noticiários e sites de empresas que máquinas substituem o serviço de dez homens em uma linha de montagem. O homem passa a ser realmente mecanizado, substituído pela força motriz. As máquinas representam uma mão de obra que não dorme, não come, não pensa, não sente, não possui necessidades e passa a ser uma ótima candidata á substituir o trabalho braçal. Ossos e carne são substituídos por aço e óleo. Conseqüência direta da mecanização que começou com Ford.

As metas entram no comércio, onde as vendedoras que precisam de uma vaga devem alcançar uma meta pré-determinada para poderem continuar no emprego. Porém esse é o lado ruim, muitas coisas boas aconteceram, por exemplo, os direitos dos trabalhadores estão muito mais justos, a jornada de trabalho é estável o salário mínimo definido de acordo com as recitas do país de origem, existem férias e outros benefícios garantidos em lei para os trabalhadores dos diversos setores.

Mesmo uma máquina não substitui o homem totalmente, pois elas precisam de manutenção, programação e aprimoramento, o que gerou novos postos de trabalho, tornando a gestão o principal fator determinante para o sucesso de uma empresa.